Subscrição de CoffeeLetters

Representantes da indústria do café na América Central informam que a safra de café Arábica está a ser atingida por um surto de ferrugem, de acordo com o site da Reuters.
Pequenos produtores como Graciela Alvarenga, que tem uma área plantada de menos de 1 hectare, na região de El Paraíso, nas Honduras, próximo da fronteira com a Nicarágua, foi tão atingida que agora usa as folhas e galhos das suas plantas de café como lenha. “Acho que não irei produzir nada este ano”, explica Graciela Alvarenga. “Quase perdemos a fazenda inteira”.


O director executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Silva, em entrevista exclusiva ao Coffee Break, afirmou que a situação dos produtores de café dos cinco países que ele visitou na América Central é “desoladora e preocupante”. Robério esteve na Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica para conferir de perto os estragos causados pelo surto de ferrugem nos cafezais. “Vamos entrando na lavoura e percebemos o que a doença causou, toda a folhagem está no chão”, contou o diretor da OIC.


A ferrugem (roya) e outras doenças prejudicarão em 20% a produção de café da América Central no novo ano safra cafeeiro 2012/13, segundo estimativas da Organização Centroamericana de Exportadores de Café (Orceca).
“Cerca de 20% da produção centro-americana de café, que equivale a aproximadamente 4 milhões de quintais (sacas de 46 quilos, serão afectados pela ferrugem e outras enfermidades”, afirmou Marcelino Samayoa, integrante da entidade.


Com o ano 2013 a começar, dois pontos chamam a atenção na cafeicultura mundial. O primeiro é a repentina e intensa queda nas cotações, as quais são pressionadas por factores divergentes do que indica o cenário fundamental, e o segundo é a dificuldade vivenciada nas lavouras de café da América Central – quase que como um todo – em função de adversidades climáticas, falta de investimentos e, principalmente, pelo ataque do fungo roya, causador da ferrugem.


O fungo Roya, causador de uma doença denominada por ferrugem do cafeeiro, tem devastado as plantações de café da América Central, tendo como consequência elevados custos para os produtores num momento de queda dos preços da commodity no mercado internacional.


Subscribe to RSS - América Central