O Instituto de Café da Costa Rica (ICAFE) fornecerá aos produtores de café sementes e mudas da variedade Obatã, que apresenta alta tolerância à ferrugem.
Desde 2012, esta doença causa muitos danos à cafeicultura do país devido à diminuição na atenção dos cafezais e aos aspectos climáticos. O gerente técnico do ICAFE, Jorge Ramírez, explicou que a variedade Obatã é uma planta tipo Sarchimores (cruzamento da variedade Villa Sarchí com o Híbrido de Timor), originária do Brasil.
O ICAFE realizou várias provas por vários anos do Obatã e conseguiu confirmar sua tolerância à ferrugem, assim como uma produtividade muito alta, maturação tardia e boa qualidade de consumo.
Jorge Ramírez destacou que essa variedade mostrou um comportamento agronómico muito bom em Pérez Zeledón e foi bem valorizada no Centro de Pesquisa em Café (CICAFE) do ICAFE, em San Pedro de Barva de Heredia. No entanto, salientou que o Obatã é um material que requer muito boa fertilização desde o início de seu cultivo e que se deve evitar ser cultivado em locais muito secos.
O ICAFE já está a começar a vender sementes desta variedade a baixo custo nos seus Escritórios Regionais em todas as regiões produtoras.
Fonte: CaféPoint