Subscrição de CoffeeLetters

O Brasil deverá tornar-se o maior consumidor mundial de café até ao fim deste ano, destronando os Estados Unidos, que ocupa o posto desde o final do século XIX. Para que as estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) se confirmem, é preciso que o país mantenha o ritmo de crescimento do consumo na faixa de 4 a 5% ao ano, e que esse índice mantenha a tendência de estagnação nos EUA.
Apesar de estar em segundo lugar no ranking dos mercados consumidores, o Brasil é o maior produtor mundial do grão. Em 2011, o consumo interno foi de 19,7 milhões de sacas, com um crescimento de 3,1%, ante 1,5% da média mundial. Os números representam uma mudança no foco da produção brasileira, que costumava exportar os grãos de melhor qualidade.
De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria do Café do Espírito Santo (Sincafé), Sérgio Brambilla, a estabilidade económica e o aumento do poder de compra da população s.ao alguns dos factores que explicam o aumento do consumo no Brasil.
Dados da ABIC mostram que o hábito de consumir café fora de casa cresceu cerca de 307%, graças ao número de cafetarias, que chegou a 3,5 mil unidades no país.
Fonte: Revista Fator