Subscrição de CoffeeLetters

O diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Silva, afirmou nesta quinta-feira, 12, em Belo Horizonte, que os demais países produtores, como a Colômbia, deveriam seguir o exemplo do Brasil e adoptar medidas para apoiar o ordenamento da oferta de café, a fim de reduzir a pressão sobre os preços. O documento final do encontro realizado pelos países membros da OIC ao longo desta semana na capital mineira mostra a preocupação em relação aos preços actuais, que são os mais baixos desde 2009.


O mercado de café tem observado uma mudança na procura do grão Arábica, de melhor qualidade, para o grão Robusta, mais barato e amargo, afirmou Rachel Hamburger, executiva-chefe de uma das maiores torrefactoras de Israel. Segundo ela, alguns torrefactores estão a utilizar mais Robusta nos blends do que gostariam de admitir.


A actual divergência de preços entre os mercados de café Arábica e Robusta deve ser revertida e não se sustentará na próxima temporada, afirmou o Rabobank em relatório, no passado dia 31 de Maio, citando a grande quantidade de posições especulativas transitórias em ambos os mercados e mudanças no lado da oferta.


Subscribe to RSS - procura