Um estudo publicado no British Medical Journal descobriu que motoristas que consomem café têm 63% menos chances de se envolver em acidentes. A pesquisa foi feita por cientistas australianos do George Institute for Global Health, em Sydney.
Além do consumo de cafeína, os cientistas também consideraram o peso dos motoristas, a rotina de trabalho, de exercícios e de sono, o consumo de álcool e as distâncias percorridas. Todos estes pontos fazem parte de uma estratégia complementar para manter o estado de alerta na condução, segundo os investigadores.
Cerca de quatro em cada dez participantes, o equivalente a 43% dos motoristas, consumiam produtos com cafeína para manter o sono afastado enquanto conduziam. Após analisarem todos os fatores envolvidos, os resultados mostraram que os motoristas que consumiram substâncias com cafeína tinham uma probabilidade 63% menor de dormir ao volante em comparação com os motoristas que não tomam cafeína.
Com isso, os cientistas concluíram que o consumo de cafeína para manter o motorista acordado durante a condução pode protegê-lo do sono e salvar a sua vida. Porém, os cientistas destacam que o efeito estimulante da cafeína não é duradouro e que não deve ser considerado um substituto do sono.
Fonte: Revista Cafeicultura