Subscrição de CoffeeLetters

A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) está a levar a cabo uma campanha na altura de maior tráfego nas estradas de Portugal. As viagens de longa duração, as horas ao volante e o calor que se faz sentir nesta época, contribuem para que seja um dos períodos mais propícios a acidentes rodoviários. A AICC tem em circulação, a nível nacional, uma colecção de 10 pacotes de açúcar, com 10 mensagens alusivas ao consumo de café por uma condução mais segura.


Um estudo publicado no British Medical Journal descobriu que motoristas que consomem café têm 63% menos chances de se envolver em acidentes. A pesquisa foi feita por cientistas australianos do George Institute for Global Health, em Sydney.
Além do consumo de cafeína, os cientistas também consideraram o peso dos motoristas, a rotina de trabalho, de exercícios e de sono, o consumo de álcool e as distâncias percorridas. Todos estes pontos fazem parte de uma estratégia complementar para manter o estado de alerta na condução, segundo os investigadores.


Um condutor que beba uma chávena de café fica mais alerta e menos distraído, é o que revela um estudo que analisou em situação real 24 condutores voluntários.
Uma investigação internacional, publicada no Psychopharmacology, concluiu que a ingestão de café aumenta o estado de alerta do condutor e diminui a sonolência e, dessa forma, contribui para aumentar a segurança rodoviária. O estudo envolveu 24 condutores voluntários, saudáveis e em perfeitas condições de descanso, numa simulação que recriou as condições de condução em autoestrada.


Subscribe to RSS - condução