Como parte da iniciativa para melhorar os sistemas de produção de café nas regiões mais próximas ao Parque Nacional Celaque, nas Honduras, 72 fazendas cafeeiras receberam a certificação da Rainforest Alliance. O objetivo da certificação é obter a adopção e a aplicação de uma agricultura sustentável numa zona de reserva e buscar melhorar as práticas de processamento do grão a fim de diminuir o impacto ambiental.
A iniciativa, que começou em Janeiro de 2013, é executada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) ProParque através da rama técnica de Café de Qualidade das Honduras (HQC) de Beneficio Santa Rosa, com a supervisão e o apoio de Mapance, que é o grupo co-manejador de Celaque.
Esse processo de certificação não promove somente a conservação do ambiente, mas também, facilita aos agricultores ter acesso a nichos de mercado com melhores preços. O café é a principal actividade económica em comunidades localizadas ao redor de Celaque, mas, ao mesmo tempo, representa uma grave ameaça à integridade da biodiversidade e dos ecossistemas devido ao facto de as suas práticas de produção serem insustentáveis e o sistema de processamento tradicional ter um impacto negativo sobre o ambiente.
Aproximadamente 600 produtores de café e suas famílias estão a receber capacitação, assistência técnica e acompanhamento. Além do objetivo de agregar valor ao café através da certificação de fazendas que adotam métodos de processamento sustentáveis, o programa estimula a organização de produtores de café independentes, o fortalecimento dos laços comerciais entre os grupos de produtores e exportadores de café e o registo legal das microempresas.
Ocorrerá também, como parte do projeto, assessoria aos produtores nas mesas de negociação de vendas, e proporcionará financiamento para aplicação de métodos amigos do meio ambiente nos cultivos.
Os principais benefícios das fazendas de café certificadas são a conservação da vida selvagem e dos ecossistemas, o uso sustentável dos recursos hídricos e do solo, a implementação de boas práticas agrícolas e os programas de gestão de resíduos. Além disso, os trabalhadores recebem salários competitivos, que se traduzem em melhorias das casas, maior acesso a serviços de saúde e uma melhor educação para seus filhos. Nesse sentido, as fazendas de café certificadas próximas a Celaque estão a contribuir para a gestão sustentável e o uso racional dos recursos naturais de área protegida, garantindo assim que o cultivo de café seja uma actividade economicamente viável, socialmente justa e amiga do meio-ambiente.
Fonte: Revista Cafeicultura