Celebra-se, hoje, no Brasil, o Dia Nacional do Café, data instituída, em 2005, pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Marcando também o início da colheita na maior parte das regiões produtoras do país, esta data junta-se à comemoração internacional que tem lugar a 14 de abril.
Para assinalar este dia, a Embrapa Café, coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, organiza, na sua sede em Brasília, um evento especial comemorativo, conduzido pela barista Sulayne Shiratori. Entre os principais destaques, este evento, além de incluir degustações de cafés de diferentes regiões produtoras, permitirá conhecer e aprender um pouco mais sobre o café que se consome diariamente, as suas variedades e diferentes formas de preparação e harmonização. É de referir que o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café no mundo, sendo o segundo maior consumidor da bebida, superado unicamente pelos EUA. Para o país, este produto assume uma importância económica significativa, sendo responsável por uma importante fatia das receitas geradas. O desenvolvimento de muitas regiões fez-se com base na cultura do café, acontecendo que, em muitos casos, a história de uma região confunde-se com a história do café na mesma.
A popularidade desta bebida no país é confirmada pela sua presença em 95% dos lares. O povo brasileiro começa logo pela manhã a tomar uma chávena de café.
Segundo dados divulgados pela ABIC anteriormente, o consumo diário médio de café atingiu, no Brasil, o máximo de quatro chávenas por dia, valor superior ao verificado em países considerados consumidores tradicionais, como a Itália e a França. Além do café filtrado, os brasileiros estão a aderir ao hábito de tomar café espresso, cappuccino e combinações com leite e outros ingredientes.
De acordo com a mesma entidade, o sector apresenta uma evolução de 3,5% ao ano. Entre outras razões, este crescimento explica-se pelo aparecimento de novos formatos de café (cápsulas), diversidade de marcas e a fusão em saborosas receitas gastronómicas.
Para comemorar esta data, o Sebrae/PR, o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) promovem, no norte de Paraná, a Semana Nacional do Café, que decorre de 23 a 26 deste mês, com uma programação intensa que reúne diversos atrativos culturais, turísticos e gastronómicos, que exploram as peculiaridades do grão. Entre outros objetivos, esta semana pretende divulgar a Rota do Café, um roteiro turístico que combina cultura, história, gastronomia e lazer. Esta é uma boa oportunidade para fazer uma viagem pelo universo da bebida.
Fonte: Hostel Vending Portugal