Cooperativas de importantes regiões de café Arábica no Brasil, país líder na exportação da commodity, projectam floradas mais concentradas e uniformes nas plantações, o que abre a possibilidade de maturação e colheita também uniformes na safra de 2013.
O florescimento dos cafezais é um estágio essencial para definir a qualidade e o volume de grãos a serem colhidos, uma vez que os frutos se formam a partir das flores que se desenvolvem.
Nas áreas da Cooxupé, maior cooperativa de café do Brasil, que reúne 12 mil produtores, a florada surgiu nos últimos dias na maioria das lavouras e de maneira uniforme, após chuvas no final de Setembro, afirmou o presidente da entidade, Carlos Paulino.
“A florada é de boa qualidade. O importante é que é uma florada muito grande e no ano que vem teremos uma safra de boa qualidade, sem muitos grãos verdes”, afirmou o executivo.
A cooperativa recebe café produzido em mais de 200 municípios localizados nas regiões Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro) e Vale do Rio Pardo, no Estado de São Paulo.
Carlos Paulino relembrou que em safras em que a florada ocorre ao longo de diversos meses, a maturação é irregular. Sendo assim, no momento da colheita, há grãos maduros e verdes misturados, prejudicando a qualidade do produto final.
“Em Agosto e Setembro não houve florada. O que foi bom”, afirmou, acrescentando que espera que as floradas se concentrem no mês de Outubro.
Fonte: Reuters