A produção de café Arábica do Quénia deve crescer 15,4% na safra 2013/14, iniciada em Outubro, para 45 mil toneladas, projectou nesta Quarta-feira o gerente do Conselho de Café do país, Enosh Akuma. No ciclo anterior, a nação africana produziu 39 mil toneladas do produto.
"Estamos optimistas. Vamos concretizar essa estimativa", afirmou ele. "Os preços (de café) estão a estabilizar agora e esperamos que eles melhorem ao longo de 2013/14", complementou, lembrando que em 2012/13 a previsão inicial, de 54 mil toneladas, não se concretizou em razão da queda das cotações da commodity. O Quénia segue os preços praticados na Bolsa de Nova York (ICE Futures US).
Praticamente todo o café produzido no Quénia é exportado para a União Europeia, Estados Unidos, Oriente Médio, Canadá e Coreia do Sul. Embora o país produza bem menos que o Brasil ou o Vietname, as variedades de café queniano são consideradas especiais.
O Quénia chegou a produzir um pico de quase 130 mil toneladas em 1987/88, mas de lá para cá a produção diminuiu devido a doenças, manejo incorreto das lavouras e corrupção.
Fonte: Dow Jones