As exportações de café da Índia, terceiro maior fornecedor da Ásia, poderão declinar pelo segundo ano consecutivo à medida que a desaceleração económica na Europa reduz a procura e os danos dos ataques de pestes reduzem a colheita. As exportações poderão cair para menos de 300.000 toneladas nesse ano, ante o registo de 310.886 toneladas em 2012, disse o presidente da Associação de Exportadores de Café da Índia, Ramesh Rajah. As exportações caíram 9,4% no ano passado, a primeira queda anual em três anos, de acordo com dados do Conselho de Café da Índia.
Uma queda nas ofertas da Índia pode ajudar a limitar a queda de 39% nos preços do café Arábica no ano passado em Nova York.
Os estoques monitorizados pelo ICE Futures U.S. alcançaram 2,63 milhões de sacas de 50 quilos em 1 de fevereiro, o maior desde março de 2010. A recessão em Itália, Rússia e Espanha, principais compradores da Índia, limitaram a demanda pela commodities.
“Os pedidos são menores este ano porque as economias dos principais mercados não estão bem e os compradores estão a procurar café mais barato. As exportações de café Arábica da Índia serão menores, já que os preços caíram bastante e os exportadores não querem vender a esses preços”.
A economia da área do Euro caiu 0,1% no terceiro trimestre após uma contração de 0,2% nos três meses anteriores. O Produto Interno Bruto (PIB) provavelmente caiu mais 0,4% de outubro a dezembro e manter-se-á estagnado no primeiro trimestre de 2013, de acordo com uma pesquisa do Bloomberg. A Europa foi responsável por 38,3% do consumo global de café verde em 2012, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A colheita de café na Índia poderá declinar nesse ano devido aos ataques de pragas causados pelo clima seco durante o período de floração e das chuvas durante a colheita, afirmou Ramesh Rajah. A produção poderá cair para 310.000 toneladas neste ano, começando em 1 de outubro, de um recorde de 314.000 toneladas no ano anterior, afirmou.
“O clima foi muito incomum no ano passado. As últimas chuvas levaram a um atraso na chegada da nova colheita por três a quatro semanas e a colheita está apenas agora a chegar ao mercado”.
Os ataques de pragas, como a broca branca do tronco, devido ao clima seco após a floração reduziu a produtividade, explicou.
A Índia exportou 21.557 toneladas de café em Janeiro, compreendendo 6.689 toneladas de Arábica, 6.257 toneladas de Robusta e 8.611 toneladas de café solúvel.
Fonte: Revista Cafeicultura