A safra 2012/13 de café do Vietname deve cair em cerca de ¼ ante o recorde registado na colheita anterior para 18,75 milhões de sacas de 60 quilos (1,1 milhão de toneladas), e a próxima temporada pode ser afectada pela seca, afirmou um funcionário da indústria nesta terça-feira.
Uma menor safra do Vietname, maior produtor mundial de Robusta, pode ajudar a apoiar os preços mundiais mesmo num momento quando a produção mundial em 2012/13, que deve atingir 147 milhões de sacas, está muito superior à procura por 141 milhões de sacas, de acordo com uma pesquisa Reuteurs.
“Estamos preocupados com a próxima safra por conta dos sinais de seca no momento”, afirmou Luong Van Tu, chefe da Associação de Café e Cacau do Vietname (Vicofa).
Cerca de 70% do Planalto Central, cinturão de café do país asiático está a enfrentar falta de água, o que pode levar a “fortes quedas” na próxima colheita, que deve começar em Outubro, explicou a associação em comunicado.
A safra anterior de café do Vietname ficou em 1,5 milhão de toneladas, ou cerca de 25 milhões de sacas, segundo informações da Vicofa. O ano-safra do café no país ocorre entre Outubro e Setembro.
Uma menor produção na temporada 2012/13 é normalmente esperada devido a um ciclo natural dos cafezais, que precisam descansar após uma grande safra. O clima desfavorável também tem afectado o desenvolvimento das lavouras, afirmou a Vicofa.
A associação, sediada em Hanói não deu nenhuma previsão para a próxima colheita. Para operadores, as projecções da Vicofa são geralmente tidas como subestimadas na tentativa de inflar os preços.
Fonte: Exame