A colheita de café da safra 2012/13 do Vietname deve atrasar quase um mês, começando apenas no início de Novembro, devido às chuvas que atingiram o país este ano, afirmou o secretário-geral da Associação do Café do Vietname (Vicofa), Nguyen Viet Vinh, nesta Segunda-feira. O Vietname é o maior produtor mundial de café Robusta. Um atraso na colheita, e consequentemente nas exportações, deve impulsionar as cotações da commodity, porque os torrefactores terão menos opções para substituir o Arábica pelo Robusta em blends.
Os futuros de Robusta na Bolsa de Londres (Euronext Liffe) já subiram 14% este ano, e alguns traders apostam que os preços podem facilmente revisitar, nas próximas semanas, o patamar de US$ 2.200 a tonelada, atingido pela última vez em Maio, com o fim da colheita no Brasil e o atraso no Vietname.
No primeiro semestre, o Vietname exportou 14,3 milhões de sacas de 60 quilos de Robusta, volume 13,6% maior do que o embarcado pelo Brasil, maior produtor mundial de café, segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC).
Estimativas preliminares da Vicofa mostram que a produção em 2012/13 pode cair até 15%, para 1,25 milhão de toneladas (20,8 milhões de sacas). Chuvas fortes este ano fizeram com que as flores caíssem e os grãos não se formassem em alguns pés.
O número crescente de pés antigos também prejudicou a produção, de acordo com Nguyen Viet Vinh. Arbustos envelhecidos representam aproximadamente 35% do total da área plantada. O elevado custo dos fertilizantes da eletricidade também estão a prejudicar os produtores, segundo o secretário-geral, o que resulta em queda da produtividade.
Fonte: Dow Jones