Subscrição de CoffeeLetters

Foi em apoteose que, no passado dia 15 de Junho, em Viena, fechou as suas portas um dos maiores certames europeus dedicados à indústria do café, organizado pela SCAE (Specialty Coffee Association of Europe).
De acordo com a organização, durante os quatro dias do evento, cerca de 4.500 visitantes acorreram à Messe Wien, local onde se realizou a feira.
O World of Coffee deste ano abriu no dia 12 de Junho com a realização da primeira conferencia intitulada “Business of Coffee”, que para além de ter sido o evento inaugural do certame, foi palco de uma alargada troca de conhecimentos e tendências, bem como de uma apresentação das oportunidades que o excitante mundo do café abre aos empresários empreendedores.
Com uma lista de participantes onde se incluíam alguns dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos e soluções para o mercado de café europeu, este certame foi palco da apresentação de muitos e variados produtos. Neste sentido, a organização preparou um espaço expositivo moderno e atractivo, que permitiu às empresas presentes potenciar as características e vantagens competitivas dos seus produtos.
A feira foi palco da cerimónia de entrega dos prémios “Show Awards” (para o melhor produto ou máquina relacionado com o café, melhor bebida fora do segmento de café, melhor produto alimentar e melhor produto ou serviço em loja), “SCAE Excelence” (para o mais jovem empreendedor, inovação, formação, actuação empresarial e prémio carreira), bem como dos prémios “SCAE Photography”, que premiaram as melhores fotografias tiradas durante o evento.
Porém, a agenda deste certame de quatro dias não foi apenas preenchida por competições, exibições e prémios. A organização elaborou um programa de workshops subordinados a temas como Torra, Barismo, Montagem de um café, Degustação, Café Verde, entre muitos outros.
Para o encerramento do World of Coffee 2012, ficou reservada a grande final do Campeonato Mundial de Baristas, cujas eliminatórias decorreram durante os primeiros dias de feira e em paralelo com mais três competições: Campeonato Mundial de Extracção de Café; Campeonato Mundial de Degustação e Campeonato Mundial de Cezve/Ibrik. Durante quatro dias competiram entre si os 50 melhores baristas mundiais, tendo chegado ao último dia de prova apenas 6 concorrentes. Desse lote saiu o grande vencedor Raul Rodas, da Guatemala, que venceu toda a concorrência, sagrando-se Campeão do Mundo e relegando para segundo lugar Fabrizio Sención Ramirez, do México, e para terceiro lugar do pódio Maxwell Dashwood, do Reino Unido.
David Veal, director executivo da SCAE, anunciou que a cidade mediterrânea de Nice (França) será o palco da edição do próximo ano.
Fonte: Hostel Vending Portugal