As exportações de café da Índia em 2011 aumentaram 20,4% na comparação anual, para 346.850 toneladas, encorajadas principalmente por uma disponibilidade maior da oferta e por preços mais baixos, informou nesta segunda-feira o Conselho de Café do país.
Os embarques indianos da espécie robusta aumentaram cerca de 25% no ano passado, para 193.175 toneladas, enquanto os do grão arábica subiram 7% no período, para 54.103 toneladas, acrescentou o Conselho. Em 2011 o país teve um amplo stock de passagem de quase 45 mil toneladas, o que incentivou as vendas, afirmou o presidente da Associação dos Exportadores de Café da Índia, Ramesh Rajah. Neste ano, entretanto, as ofertas remanescentes devem alcançar apenas 20 mil toneladas, acrescentou.
A Índia exporta dois terços da produção local de café, e metade das exportações têm como destino a Europa. Itália, Rússia, Alemanha e Bélgica figuram entre os principais compradores. Em 2012, os embarques indianos devem recuar de 10% a 15% devido à desaceleração da demanda europeia, afirmou Ramesh Rajah.
A crise na Europa forçou os importadores a reduzir as reservas ao nível mínimo. No entanto, executivos da indústria informaram que a crescente procura do Médio Oriente pode ajudar os embarques até certo ponto neste ano. Na Índia, as exportações de café ocorrem normalmente entre os meses de Fevereiro e Abril, quando a produção atinge o pico.
A colheita do grão arábica, em geral, tem início no fim de Novembro ou princípio de Dezembro, e a do robusta em Fevereiro.
Fonte: Revista Cafeicultura