Os embarques de café do Uganda em Novembro caíram 15% na comparação anual, devido ao baixo nível dos stocks mantidos por produtores e exportadores, após o término da principal colheita em Setembro, informou nesta terça-feira a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA, na sigla em inglês).
O órgão revelou que 227.177 sacas de 60 quilos cada foram exportadas em Novembro, ante 266.726 sacas apuradas em igual mês do ano anterior. Os embarques de café no mês passado ficaram ligeiramente abaixo das 230 mil sacas previstas anteriormente para o período. A colheita do grão na temporada 2010/11 terminou em Setembro nas áreas oeste e sul do Uganda (que respondem por 45% da safra nacional).
Uganda, maior produtor da variedade robusta em África, exporta quase toda a safra na forma de grãos, principalmente para a União Europeia, Ásia e Estados Unidos da América. O UCDA projecta a produção de café do Uganda, neste ano comercial, em 3,3 milhões de sacas, contra 3,15 milhões de sacas em 2010/11.
Fonte: iG