O órgão estatal Autoridade de Desenvolvimento do Café de Uganda aumentou em 7% nesta sexta-feira a projecção de produção do país no ano comercial 2012/13, que termina em Setembro, citando condições climáticas favoráveis nas áreas de cultivo do país, afirmou o gerente responsável pela estratégia de qualidade e desenvolvimento de negócios do órgão, Norman Mutekanga.
A expectativa agora é de que a safra de café ugandesa atinja pelo menos 3,2 milhões de sacas de 60 quilos, ante previsão anterior de 3 milhões de sacas, devido à boa distribuição das chuvas, afirmou Norman Mutekanga. "Nós verificamos rendimentos mais elevados do que o esperado nas regiões leste e central, e até a safra intermediária de café no oeste, que geralmente é pequena, foi impressionante", salientou.
A projecção mais recente é bem maior do que a produção de 2,73 milhões de sacas obtida no ciclo 2011/12. A nação do Leste Africano continua a incentivar o aumento da produtividade para elevar as vendas externas. O café é o principal produto de exportação do país, e segunda maior fonte de receitas depois do turismo.
As exportações de café de Uganda aumentaram 76% em Abril em relação a igual mês do ano anterior, apontou a autoridade. Segundo a UCDA, um total de 248.749 sacas de 60 quilos foi exportado no mês passado, acima das 141.220 sacas de Abril de 2012. O resultado elevou as exportações de café ugandesas nos sete meses da temporada actual para 1,89 milhão de sacas. Em igual período de 2011/12, os embarques alcançavam 1,48 milhão de sacas.
Fonte: Dow Jones