Foi publicada uma nova 'Green Coffee Carbon Footprint Product Category Rule (CFP-PCR)', sendo a primeira do género para o cálculo das emissões de gases de efeito de estufa provenientes da produção de café verde. Durante 18 meses, vários actores interessados na sustentabilidade do sector cafeeiro mundial uniram-se para criar uma metodologia aplicável universalmente. A Nestlé, Illycaffè, Lavazza, Tchibo, Mondelez International e D.E. Master Blenders 1753 integraram o grupo de empresas do sector cafeeiro que formou a Sustainable Agriculture Initiative (SAI) Plataform, responsável por coordenar o projecto de criação da nova metodologia.
Resultado da colaboração entre aqueles actores da cadeia de valor do café, as novas diretrizes trarão consistência na aplicação dos cálculos das emissões de gases de efeito de estufa, reduzindo as diferenças entre estudos e produtos individuais e harmonizando abordagens metodológicas.
Convém referir que aquelas empresas foram apoiadas por importantes organismos de definição de padrões como a 4C, Fairtrade International, Rainforest Alliance e a UTZ Certified.
Fonte: Hostel Vending Portugal