A actividade cafeeira na província do Bengo ganha novo impulso este ano, com a entrada em funcionamento de três novas máquinas de descasque de café, a 30 de Janeiro, numa iniciativa do governo provincial. As referidas máquinas, com a capacidade de descasque de três toneladas/dia cada, foram distribuídas aos municípios dos Dembos, Nambuangongo e Bula Atumba e serão um contributo para o relançamento da actividade cafeeira na província do Bengo que, em tempos idos, já foi referência na produção de café no país.
Segundo o Instituto Nacional do Café (INCA), a província do Bengo tem 35 fazendas a funcionarem de forma parcial, por estarem em fase de recuperação. 273 fazendas e mais de 1.094 explorações agrícolas familiares foram, por razões diversas, abandonadas há muito pelos proprietários.
Os municípios do Bula Atumba, Pango Aluquém, Dembos, Nambuangongo e Dande são os principais produtores de café na província do Bengo. A colheita de café na província do Bengo, em 2012, foi de 59 toneladas, números abaixo da previsão inicial de 65 toneladas, devido sobretudo à estiagem que assolou o país.
Fonte: Revista Cafeicultura