Um grupo de cientistas norte-americanos concluiu que a melhor hora para tomar a sua dose diária de cafeína é no período entre as 09:30 e as 11:30 da manhã, e não necessariamente ao acordar, como muitos podem pensar.
Em causa está o modo como o café interage com o nosso sistema hormonal, particularmente com o cortisol, que gere o "relógio biológico" e promove o estado de alerta.
Os níveis de cortisol são naturalmente elevados ao acordar e podem permanecer altos durante até uma hora depois de nos levantarmos (o pico é entre as 08:00 e as 09:00).
O neurocientista Steven Miller, da Universidade de Ciências da Saúde de Bethesda, Maryland (EUA), explicou que o ideal é tomar o café quando os níveis da hormona já estão a descer.
Segundo o investigador, quando tomamos o café enquanto os níveis de cortisol estão altos pode levar a que desenvolvamos tolerância à cafeína, o que significa que poderemos precisar de uma dose extra de café para obtermos o mesmo efeito.
"Um dos princípios da farmacologia é que os medicamentos devem ser usados [apenas] quando são necessários. De outra forma, podemos desenvolver tolerância ao remédio (...)", sublinhou.
Note-se que as conclusões não se aplicam da mesma forma a todas as pessoas, dependendo de um número de factores, incluindo a hora a que geralmente se acorda.
Fonte: RCM Pharma