Especialistas da Costa do Marfim ajudarão os Camarões a aumentar a produção de café por meio do plantio de espécies híbridas, afirmou o jornal independente Le Messager nesta quinta-feira, 19. "A nossa meta é duplicar ou até triplicar a nossa produção de café Robusta e Arábica até 2015", apontou o secretário executivo do Conselho Interprofissional de Cacau e Café dos Camarões, Omer Gatien Maledi, depois de uma reunião com o embaixador marfinense em Camarões, Adama Dosso, segundo a publicação.
Além da introdução de espécies híbridas em novas propriedades, plantas antigas, que demoram cerca de cinco anos para começar a dar frutos, serão substituídas por mudas híbridas, que devem levar apenas 10 meses para crescer, salientou Omar Maledi.
O movimento integra o plano dos Camarões de elevar a produção de Robusta e Arábica a 125 mil toneladas em 2015 - 100 mil toneladas de Robusta e 25 mil toneladas de Arábica. A colheita doméstica anual das duas variedades tem se mantido estagnada em torno de 40 mil toneladas, 35 mil toneladas de Robusta e 5 mil toneladas de Arábica, conforme dados da indústria e do governo.
Fonte: Dow Jonws Newswires