A Indonésia está a lutar com uma queda na produção de café devido ao clima quente e húmido, e fixou uma meta ambiciosa de ser o segundo maior produtor mundial dentro de cinco anos. A Indonésia é o quarto maior produtor mundial de café, depois do Brasil, da Colômbia e do Vietname, e o segundo maior produtor de café robusta, a seguir ao Vietname.
“Estamos optimistas de que em cinco anos a Indonésia será o segundo maior produtor de café do mundo, com uma produção de 1,3 – 1,4 milhões de toneladas”, afirmou o vice-presidente da Associação de Exportadores e Indústrias de Café da Indonésia (AEKI), Pranoto Soenarto. No ano de Setembro de 2010 a Agosto de 2011, a Indonésia produziu um volume de 600.000 toneladas de grãos de café, e a estimativa é de que em 2011/12 a produção aumente para cerca de 650.000 toneladas. No entanto, a opinião da AEKI é contestada pelo Instituto de Pesquisa de Café e Cacau da Indonésia, segundo o qual a produção de café do país poderá cair em 30%, para cerca de 400.000 toneladas em 2011, devido à falta de polinização depois das persistentes chuvas do ano passado. As condições de clima quente afectaram as colheitas no início desse ano e resultaram em baixos stocks actuais, o que está a conduzir ao declínio nas exportações.
Para alcançar a meta de produção de mais de 1 milhão de toneladas dentro dos próximos cinco anos, a Indonésia aumentará a produção de café desenvolvendo estudos genéticos, de forma a melhorar as colheitas nas principais áreas produtoras do país, explicou Pranoto Soenarto. “Começámos a selecção genética do café a ser cultivado em duas áreas da ilha de Java”, afirmou, acrescentando que isso poderá duplicar o rendimento para 700 a 800 quilos por hectare por ano.
Actualmente, as plantações de café da Indonésia totalizam 1,3 milhões de hectares, cultivados principalmente por pequenos produtores.
Fonte: Revista Cafeicultura