De 12 a 14 de Setembro, no Expocenter de Moscovo, irá realizar-se a 6.ª edição da United Coffee & Tea Industry 2013, considerado o principal evento para os mercados do café e chá na Rússia e antigas repúblicas soviéticas.
Entre os principais destaques, este evento irá integrar o tradicional Moscow International Coffee Forum (MICF) e o Moscow International Tea Symposium (MITS).
Numa ampla área de apresentação, estarão presentes fabricantes e fornecedores de matérias-primas de café e chá, fabricantes de todos os tipos de equipamento, embalagem, variados ingredientes e acessórios.
Entre as atividades paralelas que serão organizadas, incluem-se também: seminários profissionais educativos para representantes, distribuidores, segmento Horeca; um grande número de programas gratuitos educativos e degustações para todos, incluindo amadores; competições e campeonatos entre participantes do mercado.
Faltando cerca de três meses para o início, a organização já divulgou o programa de conferências, que irão focar-se na composição e química da matéria-prima, mas também nas opções de negócio oferecidas pelo mercado das cápsulas.
O painel de oradores irá reunir importantes figuras: David Chanturiya, professor da International Tea House; Michael Wenzel, responsável do departamento de qualidade de Bernhard Rothfos; Alexey Andreev, diretor-geral da Depot WPF; Joseph A. Rivera, cientista da Coffee Scientist; Sherri Johns, diretora de marketing da Alliance for Coffee Excellence, entre outras.
O programa tem início com uma atividade interactiva destinada a distinguir os sabores e matizes do café segundo o seu processamento. Na degustação, irá provar-se diferentes variedades consoante os diversos tratamentos oferecidos ao café durante todo o seu processo, segundo o país de origem.
Na segunda sessão, o destaque irá recair sobre a importância da química tanto no café como no chá. Nela, diversos profissionais irão analisar as diferenças e semelhanças entre as técnicas e recursos utilizados na extração e processamento das matérias-primas. Além disto, terá lugar um debate onde se discutirá como estas variáveis influenciam a qualidade, composição, sabor geral e fatores biológicos do chá e café.
O primeiro dia do evento encerrará com a abordagem das perspetivas de negócio que o mercado das cápsulas oferece num país como a Rússia, onde o negócio tem muito que caminhar. Embora seja um segmento que está a experimentar um rápido crescimento, ainda não se generalizou a todo o território. Esta conferência abordará as possibilidades de crescimento, as vantagens e desvantagens de ter este sistema e os avanços tecnológicos produzidos neste âmbito.
No segundo dia do evento, um dos destaques será o aprofundamento da identificação dos produtos de qualidade. Serão explicados os fatores a ter em conta para perceber como a origem afecta o sabor e a acidez, mas também o papel que cumprem os edulcorantes, as proteínas e os lípidos na qualidade.
Para este certame, a organização espera receber mais de 2500 profissionais que atuam em todos os segmentos dos mercados do café e chá na Rússia.
Fonte: Hostel Vending Portugal