O consumo de café pode estar directamente relacionado com um menor risco de desenvolver cancro. A conclusão pertence a um estudo realizado por investigadores chineses e divulgado pela BioMed, que analisou 59 pesquisas realizadas sobre o tema, as quais foram previamente avaliadas e seleccionadas com base em variados critérios de confiança.
O estudo verificou que o consumo de cada chávena de café/dia (125 mililitros) significava uma redução de 3% no risco de desenvolver vários tipos de cancro, nomeadamente: bexiga, mama, boca, faringe, colo-rectal, endométrio, fígado, esófago, pâncreas, próstata e leucemia.
A investigação partiu da comparação de todos os indivíduos envolvidos nos 59 estudos (um total de 2.179.126 pessoas) e constatou que para aqueles que consumiam baixas doses de café por dia, o risco de desenvolverem cancro foi estipulado em 0,89 RR (Relative Risk - é calculado com a ajuda de fórmulas específicas que associam o grau de consumo de café ao desenvolvimento de certos tipos de cancro). A pesquisa concluiu ainda que para os que consumiam doses regulares, o risco decresceu para 0,87 RR e para os que consumiam altas doses da bebida, o risco situava-se nos 0,82 RR.
Fonte: Portal de Oncologia Português