O café pode ajudar a combater o risco de desenvolver cancro da próstata, revela um novo estudo realizado por investigadores da Harvard School of Public Health.
O estudo sugere que homens que bebem seis ou mais chávenas de café por dia apresentam um decréscimo de 60% da probabilidade de desenvolverem um tipo extremamente letal de cancro da próstata, e uma redução de 20% no risco de sofrer de qualquer tipo desta doença cancerígena, comparativamente a homens que não consomem a bebida. Mesmo aqueles que ingerem apenas entre uma e três chávenas diariamente, beneficiam com uma queda de 30% do risco de sofrer da forma mais letal da doença.
Segundo Lorelei Mucci, principal autora do trabalho, “poucos estudos analisaram especificamente a relação entre o consumo de café e o risco de cancro letal da próstata, a forma mais violenta da doença, que é praticamente impossível de prevenir”. A investigadora acrescentou ainda que o presente estudo “é o maior, até hoje, a examinar se o café é capaz de reduzir o risco de cancro letal da próstata”.
Para os investigadores, estes efeitos também foram verificados para o café descafeinado, o que os leva a crer que o benefício está associado às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do café e não à cafeína.
O estudo contou com a colaboração de quase 48 mil homens, que forneceram aos investigadores informações sobre os seus hábitos de consumo de café entre 1996 e 2008.
Fonte: Qualfood