Os funcionários que não abrem mão de alguns minutos para relaxar durante o dia de trabalho têm agora o apoio da ciência para fazerem a sua pausa para o cafezinho. Um estudo britânico revelou que o coffee break torna os trabalhadores mais produtivos.
Investigadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine descobriram que a cafeína ajuda a melhorar a memória e a concentração dos funcionários, e também a reduzir o número de erros cometidos durante o trabalho.
Para os trabalhadores que costumam alongar os seus turnos pela madrugada, a pausa para o café tem efeito similar ao de uma “sesta”, revela o estudo publicado no jornal especializado The Cochrane Library Journal.
Os investigadores britânicos analisaram o resultado de 13 pesquisas anteriores que estudavam o comportamento de trabalhadores que habitualmente trabalhavam por longos períodos, com uma média de 20 anos de idade. Posteriormente, um grupo de voluntários foi chamado a realizar testes de memória, concentração, uso de palavras e raciocínio – duas das provas tinham como objectivo verificar se estavam propensos a cometer erros simples. A uma parte dos voluntários foi permitido tomar café após os testes. Os grupos repetiram então os exames, desta vez sob a influência de mais factores externos, como luzes brilhantes. Algumas pessoas puderam até “tirar uma sesta”.
Os resultados da segunda etapa mostraram que as pessoas que puderam beber café tiveram melhores resultados nos testes de concentração, memória e raciocínio. Entre os voluntários que tomaram café e os que “tiraram uma sesta” houve pouca diferença nos resultados de uma forma geral, embora os primeiros tenham cometido menos erros durante os testes.
“Os resultados mostram que a cafeína pode reduzir o número de erros e melhorar a capacidade cognitiva dos funcionários”, afirmou Katharine Ker, líder do estudo.
Fonte: Revista Cafeicultura