Segundo o relatório mensal da Organização Internacional do Café (OIC), no passado mês de Novembro os preços do café caíram ainda mais, com o preço indicativo composto a ter um declíno de 7,3% para os 136.35 centavos de dólar/libra-peso, o que representa o seu nível mais baixo desde Maio se 2010.
Todos os indicadores do grupo diminuíram, com os Suaves Colombianos, Outros Suaves e os Naturais Brasileiros a atingirem o seu nível mais baixo em mais de dois anos. Paralelamente, o diferencial entre os indicadores dos preços do Arábica e do Robusta também caiu.
Além disto, este relatório mensal inclui uma avaliação inicial da produção, no ano-safra 2012/13, de todos os países exportadores. Segundo dados actualmente disponíveis, a produção mundial está estimada em 146 milhões de sacas, correspondendo a um aumento de 8,4% sobre os 134,6 milhões de sacas verificadas em 2011/12. Interessa, no entanto, destacar que este aumento foi impulsionado, principalmente, pela produção de Arábicas, previstos aumentar 10,6%, com os Robustas também a aumentarem uns esperados 5,1%.
Relativamente às exportações de todos os países exportadores, estas atingiram 8,9 milhões de sacas em Outubro de 2012, valor 17,3% superior ao registado em igual período do ano passado. Este montante eleva o total das exportações, de Janeiro a Outubro, para os 92,2 milhões de sacas, em comparação com os 87,5 milhões observados no mesmo período em 2011.
Fonte: Hostel Vending Portugal