A 6ª edição da TriestEspresso Expo, concluída no passado dia 27 de Outubro, apresentou resultados positivos, com uma afluência de 10 mil visitantes profissionais, correspondendo a um acréscimo de 10% face à edição anterior de 2010. Estes números confirmam, portanto, o sucesso deste evento internacional, dirigido ao negocio do café expresso, segundo informações divulgadas, em comunicado de imprensa, pela entidade organizadora.
“10 mil operadores profissionais visitaram, um valor superior a mais de 10% face a 2010, quando o mercado demonstra alguma fragilidade: a TriestEspresso Expo é a resposta do mundo do café ao desafio global do mercado. Isto fá-la reafirmar-se como um evento internacional que envolve nada menos do que 85 países capazes de trazer até Trieste os principais players do sector, comentou Antonio Paoletti, presidente da Câmara do Comércio da Aries, entidade responsável pela organização do evento.
Interessa sublinhar que, a partir da próxima edição, o evento terá como palco um novo espaço. Relembre-se, ainda, que Trieste é uma cidade amplamente reconhecida como ponto de referência para a comercialização do café.
Massimiliano Fabian, presidente da Associação Caffè Trieste, a propósito do evento, considera: “Foi um sucesso. Trieste é a capital mundial do café, todos o dizem e isso ficou comprovado com a presença de players do sector provenientes de todo o mundo.”
O Brasil, maior produtor do mundo, decidiu, pela primeira vez, participar no evento como expositor. “TriestEspresso foi uma agradável surpresa: há um par de anos que estávamos a considerar participar, afim de nos aproximarmos mais de perto do mercado italiano, e, neste ano, vindo aqui, tivemos uma boa confirmação”, referiu Vanusia Nogueira, directora-geral da BSCA (Brasil Specialty Coffee Association). “A recepção foi óptima, a feira é maior do que o esperado, os expositores apresentaram os seus produtos de elevado nível, bem como um elevado nível de público especializado... Muito obrigada aos organizadores por terem assegurado que esta exposição fosse um sucesso para os Cafés do Brasil”, acrescentou.
O elevado número de visitantes de outros países confirma, claramente, a vocação, perfil e apetência internacionais do certame. Operando em toda a cadeia de fornecimento de café expresso (torrefactores, fabricantes de máquinas, produtores, distribuidores), os visitantes presentes aproveitaram a oportunidade única para recolher ideias interessantes sobre a cultura e know-how italianas.
Além do Brasil, muitos outros países produtores, mas de menor dimensão, estiveram presentes, como é o caso de El Salvador. “Óptimos resultados, melhores do que esperávamos”, referiu Benjamim Monge, vice-director geral do Conselho Salvadorenho do Café. “Contactos importantes com comerciantes com quem temos podido apresentar a novidade do nosso café, contactos no campo da formação, penso, por exemplo, naqueles com a Universidade do Café, um contacto importante com um representante da TWAS – Academia de Ciências para o Desenvolvimento do Mundo, no qual discutimos um novo plano de desenvolvimento para o nosso país.”
Como encontro adequado à disseminação da cultura do café expresso, este evento contou com sessões de formação e competições baristas, como a Semifinal do Campeonato Italiano de Cafetaria Barista, organizada pela CIBC. Para além disto, a TriestEspresso Expo contou, pela primeira vez, com um workshop certificado SCAE, destinado a abordar temas como a degustação do café, latte art e café verde. Entre as inúmeras rubricas de formação, esteve em destaque, por exemplo, um seminário sobre o impacto da torra nas propriedades do café, tendo sido dados conselhos práticos sobre a melhor forma de torrar os grãos.
Fonte: Hostel Vending Portugal