Uma investigação do Programa Inter-Unidades de Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo (Brasil), demonstrou que o óleo essencial extraído da borra de café é uma matéria-prima viável para a produção de biodiesel, que pode ser produzido em pequenas comunidades brasileiras, para o abastecimento de tractores e máquinas agrícolas.
A produção do combustível a partir do resíduo foi testada em laboratório pela Professora de Química, Denise Moreira. De acordo com a docente, “no Brasil há um grande consumo de café, calculado em duas a três chávenas diárias por habitante, por isso a produção de resíduos de café é grande em bares, restaurantes, casas comerciais e residências”.
A partir de um quilo de borra de café é possível extrair até 100 mililitros de biodiesel.
“O objectivo da pesquisa é mostrar aos alunos que é possível aproveitar um resíduo, descartado no ambiente, para a produção de energia”, afirma a professora, sendo que a implantação do processo de produção de biocombustível a uma escala industrial dependeria de um trabalho de consciencialização da população para não deitarem fora as borras de café, que seriam recolhidas para extracção do óleo.
Fonte: ExpressoMT