O relatório mensal da OIC (Organização Internacional do Café) regista, para o passado mês de Setembro, um aumento ligeiro no preço indicativo composto do café, correspondendo a uma subida de 1,9% face ao mês anterior.
De acordo com a entidade, este resultado foi impulsionado pelos Arábicas, com todos os três indicadores do grupo a apresentarem aumentos de preço, ao passo que os Robustas caíram 1,5%.
O preço médio do indicativo composto para o ano cafeeiro 2011/2012 foi de 169,82 centavos de dólar/libra-peso, sendo 17,4% inferior aos 205,65 centavos de dólar/libra-peso registados em 2010/2011. Entre as principais evidências, a volatilidade aumentou também para todos os grupos de café em Setembro.
Em termos de produção, o ano cafeeiro 2011/2012 terminou há pouco, registando um volume total estimado em 134,3 milhões de sacas, um número que se mantém inalterado face ao ano passado. A desaceleração ocorrida na produção, associada normalmente ao ciclo bienal da produção do Arábica do Brasil, foi completamente compensada pelo aumento da produção noutros países.
Fonte: Hostel Vending Portugal
TAGS: café, OIC, cotação