Os grãos de café da safra 2012/13 do Vietname devem chegar ao mercado no próximo mês, com o início da colheita em pequena escala, e as exportações em Outubro podem equiparar-se ou não aos números do mês passado, dependendo da disponibilidade de stock, afirmaram traders.
A colheita no maior país produtor de café Robusta do mundo deve ganhar ritmo no final deste mês e atingir o seu pico em Novembro. Um aumento no comércio de café e uma colheita em aceleração devem eventualmente ajudar a aliviar os preços.
As exportações de café do Vietname podem ficar entre 50 mil e 75 mil toneladas (830 mil e 1,25 milhão de sacas de 60 kg) em Outubro, contra as 75 mil toneladas estimadas em Setembro, afirmaram traders.
A extremidade mais baixa da estimativa, este mês pode fornecer um suporte de curto prazo para os preços do café.
Os stocks de passagem do ano safra, que terminou a 30 de Setembro, foram estimados entre 140 mil toneladas e 200 mil toneladas, em alta de cerca de 40% ante as 100 mil a 140 mil toneladas da temporada anterior, afirmaram traders de empresas estrangeiras em Ho Chi Minh City.
O ano safra 2012/13 começou no Vietname na Segunda-feira, mas a produção pode recuar até 10% após ter atingido o recorde de 1,6 milhão de toneladas no ano passado.
O volume de exportação em Outubro é importante para ajudar a finalizar a produção da safra 2011/12, uma vez que a maioria dos grãos (95%) embarcados neste mês são provenientes da safra anterior, antes do pico da colheita em Novembro.
O ano safra do café do Vietname vai de Outubro a Setembro, e chuvas interromperam a colheita e a secagem do café no ano passado.
Fonte: Reuters