Belo Horizonte acaba de conquistar o direito de sediar o maior evento mundial de café. O encontro, em Setembro de 2013, marcará o cinquentenário da Organização Mundial de Café (OIC). O anúncio aconteceu na manhã desta Segunda-feira, durante a reunião em Londres. Presentes no encontro, o presidente da FAEMG, Roberto Simões, e o presidente das Comissões Técnicas de Café da Federação e da CNA, Breno Mesquita, comemoram a vinda do evento, após forte campanha encabeçada pela FAEMG e pelo Governo de Minas Gerais. “Esta decisão reforça a importância do Brasil e de minas para o sector cafeeiro global. E acontece num cenário muito favorável para o sector, que vive um excelente momento, com uma safra recorde em 2012”, explica Bruno Mesquita.
Roberto Simões adianta que os preparativos para a realização da reunião daqui a um ano já devem ter início nos próximos dias. “Conseguimos trazer o evento. Agora iremos trabalhar muito para que o mundo, através da OIC, conheça o nosso Estado e descubra que Minas Gerais são várias cafeiculturas. Todas elas com as suas peculiaridades e uma coisa em comum: a excelente qualidade dos seus grãos”.
Maior produtor mundial de café, o Brasil ocupa um lugar de destaque na OIC, que tem como director-executivo o mineiro Robério Silva. Integram a Organização 70 países membros, dos quais 38 são exportadores e 32 importadores. Somados, os países membros representam 97% da produção mundial de café e mais de 80% do consumo mundial.
Fonte: Revista Cafeicultura