Realizado pela norte-americana ‘Market and Markets’, empresa vocacionada para a pesquisa e consultoria sobre o mercado mundial, o relatório intitulado “Global Ready to Drink (RTD) Tea and Coffee Market - por Aditivos, Embalagens, Segmentos de Preço, Canais de Distribuição e Geografia – Previsões até 2017” debruça-se na análise das tendências, oportunidades imperativos, desafios e temas quentes do mercado global de café e chá, discriminando-o por distintas categorias.
Para além disto, faz uma previsão relativamente ao volume global e às receitas futuras deste mercado, prevendo que ele atingirá uma valor de US$ 125 biliões (aproximadamente 99,65 biliões de euros) até 2017, superando os cerca de US$ 70 biliões (cerca de 55,81 biliões de euros) estimados em 2011.
Disponibilizando mais de 210 tabelas de dados de mercado e imagens distribuídas por 367 páginas, e um sumário aprofundado, este documento identifica os factores determinantes e os factores de restrição para este sector específico. A análise apresentada discrimina a informação recolhida por seis distintas categorias: Geografia, Tipos, Embalagens, Aditivos, Segmentos de preço e Canais de Distribuição.
Conforme revela o mesmo documento, os dois produtos em causa estão a conquistar uma ampla popularidade devido ao estilo de vida agitado e ocupado das pessoas, constituindo uma opção alternativa às bebidas carbonatadas.
Em termos das maiores evidências, o chá e procurado principalmente por consumidores no Oriente, por ser uma bebida saudável. O café é entendido como uma fonte suplementar de energia imediata, fazendo aumentar o estado de alerta e vigilância dos consumidores. Por outro lado, a transformação do café e do chá RTD em produtos adequados ao lazer e recreação tem ajudado a atrair a população mais jovem.
Apesar disto, assinalam-se alguns factores restritivos. Para além do hábito comum na velhice de beber chá e café quente, os preços elevados do café e chá RTD, por comparação com o chá quente e o café moído, são razões que dificultam o maior crescimento do mercado.
Fonte: Hostel Vending Portugal