Um estudo internacional, publicado pelo The Fitness Industry Convention revela que o café pode contribuir positivamente no processo de perda de peso, nomeadamente, da gordura corporal.
Os especialistas resumem, em três pontos, os benefícios da cafeína nessa matéria:
- A ingestão regular de cafeína aumenta o gasto energético diário. Um consumo regular de 600 mg café/dia (o equivalente a cerca de cinco chávenas) provoca um aumento do gasto energético de, sensivelmente, 100 calorias por dia;
- A cafeína potencia a lipólise (processo através do qual se verifica uma degradação de lípidos e, consequentemente, quebra de gordura corporal) e a oxidação de gordura;
- A sensação de saciedade está positivamente relacionada com o consumo regular de cafeína. Ao verificar-se uma redução de alimentos ingeridos, também a ingestão de calorias diminui. Desta forma, a perda de peso torna-se mais eficaz.
Esta sistematização de estudos vem consolidar a ideia de que as propriedades inerentes à cafeína no seu estado puro – como é o caso do café – comportam benefícios reais para a perda de gordura. Aliás, o facto de muitas vezes o café aparecer associado ao aumento de peso deve-se, em larga escala, ao açúcar que habitualmente acompanha esta bebida. Em traços gerais, podemos afirmar, com base em evidência científica, que a cafeína pode ser um aliado para as pessoas que desejem perder peso”, afirma a nutricionista Joana Silvério Marques.
Fonte: RCM Pharma