Os resultados do estudo publicado recentemente no New England Journal of Medicine vão animar os amantes da cafeína. Um grupo de cientistas concluiu que beber uma chávena – ou mais – de café por dia pode ajudar a reduzir o risco de morte causada por doenças crónicas, como diabetes ou problemas cardíacos.
Investigadores dos National Institutes of Health, dos EUA, decidiram aprofundar a pesquisa e seguiram mais de 400 mil homens e mulheres saudáveis, com idades compreendidas entre os 50 e os 71 anos, por mais de 13 anos, período durante o qual 13% dos participantes faleceram.
Em termos globais, a equipa observou que quem bebia café apresentava menores probabilidades de morrer durante o período analisado, do que os que não consumiam. Quanto maior a quantidade de café ingerida, menor o risco de mortalidade.
“Tem havido preocupações sobre o facto de o café poder aumentar o risco de morte e estes resultados mostram que tal não é necessário”, afirmou Neal D. Freedman, coordenador do estudo e investigador do National Cancer Institute.
Até mesmo o consumo moderado de café se mostrou relacionado com melhores probabilidades de sobrevivência. Durante o estudo, o acto de beber uma chávena por dia apareceu associado a um risco 6% menor de morte entre os homens e de 5% menor entre as mulheres.
Segundo Neal Freedman, as vantagens do café podem ter a ver com o facto de este contar com muitos compostos antioxidantes promotores da saúde. “Há dados que comprovam que estes componentes podem prevenir a resistência à insulina e diminuir o risco de diabetes”, sublinhou.
Fonte: Boas Notícias