Embora estudos anteriores relacionem o café com um risco acrescido de psoríase, um grande novo estudo não encontrou tal evidência. A psoríase é uma doença de pele comum que causa vermelhidão e irritação da pele. A maioria das pessoas com psoríase possuem áreas de pele grossa, vermelha e escamosa.
“A nossa hipótese era se a cafeína poderia diminuir o risco de psoríase, pois há hipóteses no passado que a cafeína pode ser um anti-infamatório”, afirmou o principal autor do estudo, Dr. Abrar Qureshi, professor assistente de dermatologia no Harvard Medical School (Boston, EUA). “No entanto, descobrimos que não havia associação entre a ingestão de café e o risco de psoríase”, afirmou.
Os investigadores salientaram que estas descobertas estão em concordância com outros estudos que revelaram não existir relação entre o café e esta condição de pele. A razão pela qual tem havido uma associação da psoríase com o café pode ter a ver com o consumo de álcool e tabaco, conhecidos factores de risco para a psoríase, afirmou o Dr. Qureshi, salientando que no estudo, os pacientes que bebiam mais café também eram os que consumiam mais álcool e fumavam.
“Há relatos de que o café aumenta o risco de psoríase e que o café ajuda a eliminar a psoríase”, afirmou. No entanto, este estudo não encontrou qualquer risco ou benefício no café, concluiu ele.
Este estudo foi publicado na edição de Março da revista Archives of Dermatology.
Para o estudo, a equipa do Dr. Qureshi recolheu dados de quase 83.000 mulheres que participaram no ‘Estudo de Saúde de Enfermeiras’. Nesta grande população, os investigadores não encontraram nenhuma ligação entre o café ou a cafeína e o desenvolvimento de psoríase.
A Dr.ª Doris Day, dermatologista no Hospital Lenox Hill em Nova Iorque, afirmou que esta descoberta “faz todo o sentido; é o que eu teria suspeitado”. O factor de risco real poderá ser fumar, afirmou ela. “Fumar é tóxico para todos os sistemas de órgãos e é especialmente tóxico para a pele”. Reforçando ainda que a cafeína pode ser calmante para a pele, e é um ingrediente usado em muitos produtos de cosmética, mas não é usada para a psoríase.
Fonte: HealthDay News