As exportações de café do Uganda aumentaram 32%, na temporada 2012/13, para 3,6 milhões de sacas de 60kg, maior patamar em mais de 10 anos, afirmou a Autoridade de Desenvolvimento de Café do Uganda (UCDA, na sigla em inglês) nesta Quarta-feira. Segundo a estatal, condições climáticas favoráveis impulsionaram os rendimentos das lavouras, o que levou a colheitas maiores nas áreas de cultivo do centro, oeste e sul do país.
No ciclo anterior, o país exportou 2,73 milhões de sacas. A temporada de café do Uganda estende-se de Outubro a Setembro.
A nação do leste da África procura recuperar a produção doméstica de café e pretende chegar a mais de 4 milhões de sacas nos próximos anos. "O clima ficou em geral favorável ao longo da temporada, e mais plantas novas estão a entrar na fase de produção", explicou uma autoridade de comércio da UCDA.
O Uganda ultrapassou a sua previsão de exportação de 3,2 milhões de sacas de café para a temporada em apenas 11 meses, com cafeicultores a lançar mais stocks no mercado após a colheita.
Durante Setembro, o Uganda exportou 224.301 sacas de café, contra 176.301 sacas exportadas em igual mês de 2012.
Fonte: Dow Jonws Newswires