A produção de café do Peru na actual safra 2012/13 deverá ser bem menor que o esperado, já que mais de um terço das lavouras do país estão afectadas pelo fungo “roya”. Segundo a Câmara Nacional de Café do país, em torno de 130 mil hectares, de um total de 415 mil hectares, estão contaminados com a doença.
Anner Roman, presidente da Câmara, acredita que o fungo ainda se espalhará por mais plantios. “É provável que a área afectada cresça para 40% ou até 50% do total. O ataque nesta safra está fora de controlo”, afirmou. Segundo Anner Roman, o surto deve-se às mudanças climáticas e ao uso inadequado de fertilizantes.
A expectativa é de que o Peru produza 6 milhões de sacas de 46 quilos este ano, queda em relação às 7,5 milhões de sacas previstas anteriormente. De acordo com a Câmara, o ataque do fungo deverá resultar numa perda de cerca de US$ 135 milhões.
O Peru está entre os dez maiores produtores de café do mundo. O fungo “roya” também tem devastado lavouras em outros países latino-americanos. Na semana passada, a Guatemala previu uma queda de 40% nas suas exportações da commodity na temporada 2013/14, por conta da doença.
Fonte: Dow Jones