Terminou no passado dia 17 de Fevereiro, no Bombay Exhibition Centre, em Mumbai (Índia), a World Tea & Coffee Expo 2013.
Com a duração de três dias, este certame, destinado às indústrias do chá e café, contou com a vasta presença de empresas expositoras provenientes de diversos países.
Sob a organização da Sentinel Exhibitions Asia Pvt. Ltd., este evento deu ênfase ao enorme potencial de crescimento que o sector das bebidas quentes possui não só na Índia, mas também no resto do mundo. Para uma maior compreensão desta realidade, importa destacar que, a nível internacional, o mercado do chá e café RTD (Ready to Drink) deverá arrecadar, em termos de receitas, US$ 125 biliões (cerca de 93,64 biliões de euros) até 2017.
Dado tratar-se da única feira do género realizada na Índia, representou uma excelente oportunidade para os profissionais destes sectores se darem a conhecer ao público, promoverem a sua expansão comercial a novos mercados e descobrir novas oportunidades de negócio. Assim, a par de uma maior exposição e visibilidade, encontraram novos clientes, compradores, parceiros de negócios e novas maneiras de lucrar nestes dinâmicos sectores.
Na vertente expositiva, este evento deu a conhecer aos visitantes os mais recentes produtos, marcas, equipamentos de processamento e tecnologias. Estiveram em exibição mais de 50 categorias de produtos, tecnologias e equipamentos, provenientes não só da Índia, mas também do estrangeiro, permitindo conhecer tendências e despertar a consciência dos visitantes para a melhoria das linhas de produtos.
Ao nível do perfil de visitante esperado, a feira acolheu distribuidores, comerciantes de chá e café, importadores e exportadores, profissionais de embalamento, profissionais de Food Services, compradores, hotéis, resorts, fornecedores de matérias-primas, fabricantes de adoçantes, cadeias de lojas, fabricantes de máquinas de vending de café e chá, fabricantes de bebidas aromatizadas, fabricantes de equipamentos e eletrodomésticos, entre muitos outros.
Num outro âmbito, paralelamente ao campo expositivo, este evento promoveu encontros vários de networking com os parceiros e autoridades governamentais. Foram organizados ainda diversos seminários, que fizeram uma análise estratégica dos principais fatores que influenciam o mercado, como, por exemplo, novos desenvolvimentos de produtos, tendências de consumo, inovações em termos de embalagens, distribuição e a questão de preços. Além disto, os oradores presentes fizeram antecipações e previsões de como o mercado irá mudar e os critérios para o sucesso futuro.
Confirmando a sua importância, a World Tea & Coffee Expo 2013 contou com a presença e patrocínio de importantes organismos envolvidos nesta indústria, como é o caso da Tea Board of India, Federation of Indian Tea Traders Association (FAITTA), Bombay Tea Traders Association (BTTA), India-China Chamber of Commerce & Industry, Small and Medium Business Development Chamber of India, Confederation of Indian Small Tea Growers Assoc. (CISTA) e Darjeeling Tea Association.
Priti Kapadia, da direção da entidade organizadora, havia já referido: "Entre as bebidas mais populares do mundo, os sectores do Chá e Café dão emprego a vários milhões de trabalhadores em todo o mundo, seja nas atividades de plantio, bem como nas atividades indiretas e aliadas. A consciência crescente dos consumidores para os riscos para a saúde dos refrigerantes está a provocar uma mudança para o chá e café RTD. Outro importante factor é o aumento da consciência da saúde na população, que prefere as propriedades antioxidantes do chá RTD ou a energia instantânea do café".
Fonte: Hostel Vending Portugal