Nathan Herszkowicz, director-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), estima que o consumo de café no Brasil deverá crescer quase 4% este ano, encerrando o ano com cerca de 20,5 milhões de sacas, o que equivale a um valor 3,7% acima do volume alcançado em 2011 (11 milhões de sacas).
Segundo uma pesquisa promovida pela Kantar Worldpanel, o aumento do consumo de café no país tem sido mais visível nas classes D e E. Além disto, a procura de unidades de café torrado teve uma subida de 8% de Janeiro a Agosto deste ano, por comparação com igual período de 2011, ao passo que o preço do café apresentou um acréscimo de 18% em idêntica comparação. Sublinhe-se que, de Janeiro a Agosto de 2010, o volume de produtos consumidos tinha sofrido um recuo de 1% face ao período anterior.
Ainda de assinalar, o crescimento do consumo no período analisado teve maiores proporções nas regiões Nordeste (6%) e no leste do país (interior dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), alcançando 28%. Se o crescimento do consumo de café é mais intenso nas cidades do interior do país, nas metrópoles, por seu turno, tem apresentado uma diminuição.
Outro dado importante recolhido da pesquisa é a menor sensibilidade do consumidor às promoções levadas a cabo no comércio, preferindo, em alternativa, valorizar como premissa a qualidade.
Como conclusão, é interessa realçar que o Brasil, que está na liderança dos países produtores de café, é um dos principais consumidores deste produto em todo o mundo.
Fonte: Hostel Vending Portugal