As exportações de café Arábica lavado da América Latina totalizaram 28,1 milhões de sacas de 60 quilos em 2011/2012, alta de 7% ante o ciclo anterior, informou a Associação de Café da Guatemala. Os dados excluem o Brasil, pois a maior parte da produção do país é de Arábica natural, processado pela luz solar em vez de água. Os números incluem México, países da América Central, Perú, Colômbia e República Dominicana.
Honduras, maior produtor da América Central, liderou o aumento, com embarques 42% maiores no período, somando 5,5 milhões de sacas. As exportações do México avançaram 24% ante a safra anterior, para 3,4 milhões de sacas. Costa rica, Peru, República Dominicana e Guatemala registaram aumentos de 16%, 15%, 15% e 2%, respectivamente.
Apenas Colômbia e El Salvador registaram queda de exportação, em parte devido ao clima desfavorável. Os embarques da Colômbia, maior produtor mundial de café Arábica lavado, recuaram 9%, para 7,3 milhões de sacas, enquanto os de El Salvador caíram 39%, para 1,1 milhão de sacas.
Fonte: Revista Cafeicultura