Subscrição de CoffeeLetters

Uma nova pesquisa da University of British Columbia (Canadá), revelou que o processo de torra do café produz antioxidantes que ajudam no combate ao envelhecimento.
Yazheng Liu, autor do estudo, e o Prof. David Kitts, co-autor, descobriram que os antioxidantes presentes na bebida extraída de grãos de café torrados resultam da torra dos grãos verdes a altas temperaturas.
Os investigadores analisaram a complexa mistura de compostos químicos produzidos durante o processo de escurecimento dos grãos, denominado ‘Reacção de Maillard’. O termo refere-se ao trabalho realizado por Louis Camille Maillard, químico francês, que em 1900 investigou como o calor afecta os hidratos de carbono, os açúcares e as proteínas presentes nos alimentos.
Os antioxidantes ajudam na remoção dos radicais livres, que são produtos finais do metabolismo, que têm sido associados ao processo de envelhecimento.
“Estudos anteriores sugeriam que os antioxidantes no café poderiam ser atribuídos à cafeína ou ao ácido cloragénico, encontrados nos grãos de café verde, mas os nossos resultados mostram claramente que a Reacção de Maillard é a principal fonte de antioxidantes”, diz Yazheng Liu. “Descobrimos, por exemplo, que os grãos de café perdem 90% do seu ácido cloragénico durante o processo de torra”, afirma David Kitts.
O estudo será publicado na próxima edição da Food Research International.
Fonte: Science Blog