Entre 28 de Novembro e 2 de Dezembro, O Hotel Iberostar Bahia, no norte de São Salvador da Bahia (Brasil), será palco da vigésima edição da ENCAFÉ, um dos maiores eventos do sector do café realizados naquele país.
Organizado pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), o ENCAFÉ resulta da transformação do tradicional CONCAFE, que a associação decidiu empreender em 1973, com o objectivo de reunir as empresas ligadas ao café, em torno de temas, debates, actividades e decisões que auxiliassem na busca do sucesso e no sentido de uma constante melhoria da qualidade e do aumento do consumo de café.
No âmbito deste encontro, a organização preparou um programa diversificado, que inclui, entre outras coisas, uma série de palestras, seminários, debates e workshops formativos, dedicados a assuntos de premente actualidade em relação à indústria do café, bem como um espaço dedicado à exposição de máquinas, equipamentos, produtos e serviços ligados a este sector.
Voltando agulhas para o campo das actividades extra-positivas, o programa, como referimos, reúne eventos de relevo como é o caso da palestra sobre o panorama actual dos “novos consumidores” (dia 29 de Novembro), que será alvo de análise mais aprofundada pela consultora Kantar Wolrdpanel, que pesquisou os hábitos de consumo de 8.500 lares brasileiros, tentando perceber se o consumo ‘fora-do-lar’ continua em crescimento ou se as monodoses serão o futuro do consumo de café. Trata-se de uma apresentação de extremo valor para as empresas que tencionam apostar no mercado de venda de café ‘fora-do-lar’ e nas suas variadas vertentes, casos em que se inclui o Vending.
Ainda na área das palestras, o programa contempla a apresentação teórico-prática ‘Microscopia-Método’ (dia 29 de novembro), orientada por Flavio Silveira do Sindicafé (Sindicato da Indústria dos Cafés) de Minas Gerais. Para além de permitir aos empresários conhecer o método e a análise de microscopia para detecção de impurezas e misturas no café que recebem nas suas companhias, irá alertá-los para a fiscalização oficial praticada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, com vista à melhoria do café servido aos consumidores.
Para além disto, muitos outros destaques há a assinalar. No dia 29 de Novembro, a palestra “Exportar é Inovar” mostrará como as empresas brasileiras poderão ampliar o seu negócio através da exportação. Ainda no mesmo dia, o workshop “Análise dos custos na indústria de café e a tomada de decisões empresariais”, orientado pela consultora em café MFC, mostrará como as empresas poderão melhorar as vendas do seu café mais barato, se devem abrir novos canais de venda ou qual o volume de vendas que recupera o investimento realizado num novo mercado. A palestra orientada pela SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) versará sobre dois programas (SEBRAE Mais e SEBRAETEC) que poderão ajudar as PME’s a melhorar a sua competitividade e gestão do seu negócio. Por último, no dia 30 de Novembro, irá realizar-se o painel “Linhas de Financiamento para a indústria de café”, em que a ABIC discorrerá sobre as suas iniciativas e linhas de financiamento para a indústria do café.
Para além destas temáticas, o certame engloba a discussão de assuntos ligados à saúde, certificação de cafés (selo ABIC de qualidade), casos de sucesso na indústria do café e as políticas públicas brasileiras relativas ao sector do café. Na edição do ano passado, estiveram presentes 104 empresas, representando um recorde de participantes.
Fonte: Hostel Vending Portugal