O Instituto Internacional de Provadores de Café (Istituto Internazionale Assaggiatori Caffè - IIAC), em parceria com o Centro Studi Assaggiatori – Italian Tasters, vai organizar mais uma edição de única competição internacional existente entre cafés das mais diversas origens, formatos e formas de extracção. A concurso estarão cafés em grão, moídos, unidoses, expresso, mocha ou filtrados, de origem única ou blends.
O International Coffee Tasting foi criado com o intuito de oferecer uma competição entre cafés de todo o mundo, que enfatize a hedónica qualidade do produto em termos de produção, selecção, torra e, quando necessário, mistura, bem como de indicar aos consumidores os cafés mais bem produzidos, estimulando, desta forma, os produtores a seguir o caminho da qualidade na sua mais moderna definição.
A avaliação e classificação dos cafés a concurso estará a cargo de um comité científico constituído por professores de universidades tão diversas como a Universidade de São Paulo (Brasil), École Supérieure d’Agriculture d’Angers (França), Hertfordshire University (Reino Unido), Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália), Università deli Studi di Udine (Itália), Università degli Studi di Verona (Itália) e da Università degli Studi di Brescia (Itália).
De modo a que estes académicos avaliem e classifiquem os produtos de uma forma mais eficiente e clara, a organização subdividiu este concurso em 6 categorias, de acordo com a especificidade de cada café. Assim, temos: na categoria A irão a concurso cafés moídos para filtro de origem única ou mistura; na categoria B, apenas entrarão cafés moídos de origem única ou mistura para preparação mocha; na categoria C, estarão cafés em grão (origem única ou mistura) para máquinas de café automáticas não profissionais; na categoria D, estarão englobados cafés em pastilhas unidose (origem única ou mistura); a categoria E será a “casa” dos cafés em grão italianos para preparação de expresso; e, finalmente, na categoria F, estarão a concurso cafés em grão não italianos (origem única ou mistura) para preparação de expresso.
No caso de não existirem amostras suficientes ou concorrentes que justifiquem a existência de uma destas categorias, a organização reserva-se o direito de a eliminar ou pedir aos produtores que coloquem o seu café a concurso numa outra categoria.
As empresas, que pretendam candidatar o seu café a estes prémios, têm até ao próximo dia 31 de Agosto para enviarem o formulário de inscrição (disponível para download em http://www.assaggiatoricaffe.org/site/?q=en/node/428), com o montante relativo à taxa de inscrição (180 euros para Itália e 240 euros para outros países) e uma embalagem vazia do produto que a empresa pretende colocar a concurso, para o Centro Studi Assaggiatori (Brescia, Itália).
Após cumprir estes requisitos, as companhias teráo até ao dia 15 de Outubro para enviarem, para este mesmo centro, 3 embalagens (do mesmo lote) com, pelo menos , 500 gramas de café cada ou um número correspondente de unidoses. No exterior de cada embalagem, segundo a organização, deverá estar colocada a seguinte inscrição: “Sample not for sale, sent for the International Coffee Tasting”. Para além das 3 embalagens, as companhias a concurso deverão fazer seguir uma certidão em que se comprometem a prestar observância à lei italiana, de acordo com o documento A, colocado à disposição dos interessados no site do International Institute of Coffee Tasters.
A publicação dos vencedores e a entrega dos prémios está marcada para o próximo dia 30 de Novembro.
Fonte: Hostel Vending Portugal