O tempo chuvoso nas principais regiões produtoras de café do Brasil tem vindo a prejudicar a colheita, atrasando a entrada da safra e comprometendo a qualidade, afirmou nesta Sexta-feira o relatório do Conselho Nacional do Café (CNC). “A persistir este padrão climático, o volume de café de boa qualidade será insuficiente para atender à procura interna e externa”, afirmou a entidade ligada aos produtores.
No entanto, segundo o CNC, a percepção do mercado em relação “a este enorme problema deverá ser tardia, já que muitas indústrias na Europa estão a reduzir as suas actividades devido ao Verão no velho continente”.
As chuvas nas principais regiões de café do maior produtor mundial ficaram, em Junho, acima da média histórica. No acumulado até ao dia 21, áreas no Sul de Minas registaram até 76 milímetros, contra uma média de 23 milímetros para o período, segundo a Somar Metereologia.
O CNC acrescentou que grande parte dos industriais no estrangeiro deverá fazer a reposição do stock somente a partir de Setembro. “O problema, qua ainda não está a ser considerado com a devida atenção por estes agentes, é que terão dificuldade em recompor os seus stocks de café de boa qualidade...”, afirmou o CNC, em relatório assinado pelo presidente executivo da entidade, Silas Brasileiro.
A colheita de café nas principais regiões produtoras do Brasil está em fase inicial.
Fonte: Reuters