Subscrição de CoffeeLetters

No passado dia 14 de Abril, Dia Internacional do Café, a Fnac de Alfragide acolheu a Tertúlia sobre “Café & Saúde” que serviu de palco à entrega do Prémio de Jornalismo lançado pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).
Os membros do júri – Dra. Maria José Barbosa, Dr. Rui Tato Marinho e o Prof. Paulo Kuteev Moreira – decidiram premiar os trabalhos: “Consumo de café: mitos e evidências – Sr. Dr., posso tomar café?”, escrito por Paula Fernandes da Semana Médica, e “Malefícios do Café: Um mito que até médicos cultivam”, redigido por João Paulo Oliveira do jornal Tempo de Medicina.
“Como os artigos premiados sugerem, muitas vezes é a própria classe médica que sustenta alguns dos mitos urbanos existentes. Apesar de existir muita informação disponível, nem toda é rigorosa e credível, e enquanto Presidente da AICC, defendo a importância da veiculação correcta da mesma em relação às propriedades do café, bem como aos benefícios inerentes a esta bebida. Nessa medida, faz todo o sentido recompensar quem se propõe a combater essas lacunas informacionais.”, afirma a Dra. Maria José Barbosa.
No momento da consagração, os jornalistas Paula Fernandes e João Oliveira foram unânimes ao testemunharem que “é muito bom sermos reconhecidos pelo nosso trabalho, especialmente nesta área, uma vez que não existem muitos prémios dirigidos à imprensa médica”. Ambos admitiram ainda que a realização destes trabalhos os confrontou com a desconstrução de alguns mitos, em relação aos benefícios do café para a saúde, com os quais eles próprios corroboravam.
Desde 2007 a representar em Portugal o Programa “Café & Saúde”, a AICC pretende, não só esclarecer alguns mitos sobre a ingestão do café, como também reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao consumo de café na prevenção de algumas patologias. Estimular, junto dos profissionais de saúde, os índices de percepção e o conhecimento específico sobre esta temática é o principal objectivo do programa.
Nesse sentido, em 2011 a AICC decidiu lançar um concurso para atribuição de um prémio de jornalismo, exclusivamente dirigido a órgãos de comunicação e jornalistas de imprensa especializada da área da saúde (órgãos de comunicação social de imprensa médica, farmacêutica, enfermagem e nutricionistas/dietistas).
Fonte: Rostos