Os caminhos sinuosos que marcaram a rota dos contrabandistas de café na zona de Marvão, em Portalegre, vão ser de novo explorados, a 15 de Abril, no âmbito da IV edição do “Percurso Internacional do Contrabando do Café”, numa homenagem do Município de Marvão aos antigos contrabandistas da sua raia.
Antes da partida, marcada para as 9h junto à Igreja do Galegos, poderá saborear as migas com café do contrabandista. De seguida os participantes vão percorrer, durante um trajecto de 10,400 km, de dificuldade média, com um desnível máximo de 562 metros, e que recentemente foi considerada uma das melhores rotas sobre esta temática que existem na raia hispano-lusa.
No final, pela hora do almoço, o convívio salutar será feito à mesa, num merecido almoço para todos os que se inscreverem. Esta actividade constitui o sustento de muitas gerações desta região, tendo havido, no passado, quatro pequenas indústrias de torrefacção de café no concelho.
A prática do contrabando era de alto risco, realizando-se, por isso, durante a noite. As quadrilhas percorriam os trilhos acidentados e às patrulhas da guarda e dos carabineros cabia adivinhar qual a hora e o mapa que os contrabandistas utilizariam nessa noite.
Recorde-se que foi em Marvão que se realizou, em 2009, a primeira Feira do Café, uma iniciativa organizada pelo município e pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC). O certame foi concebido para destacar a importância do café no desenvolvimento económico de Marvão e do país.
Fonte: Destak