Subscrição de CoffeeLetters
Nível Básico
Aprenda as competências essenciais para começar a sua carreira de barista. O curso centra-se nas competências-chave necessárias para ajustar o seu moinho, fazer café expresso e texturizar espuma de leite para cappuccinos. O curso também aborda algumas informações básicas sobre os cuidados diários do seu equipamento.


Este curso é ideal para as pessoas novas na indústria do café ou aqueles que procuram ganhar uma visão sobre o amplo tema de Competências de Barista. Não é necessária experiência prévia como barista.


O curso fornece as informações-chave para que seja capaz de se submeter à certificação em Competências de Barista Básico, que consiste em 3 pequenos exames práticos e num exame escrito (15 questões - pontuação mínima exigida de 60%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 5 pontos para o Coffee Diploma da SCAE.
O curso dura um dia e meio.
Nível Intermédio
É recomendado que tenha alguma experiência de trabalho nesta área antes de tentar este nível ou passar com sucesso Competências de Barista Básico. Baristas já estabelecidos podem querer começar no Nível Intermédio.


O curso começa com uma compreensão mais profunda do próprio café; suas variedades, origens e métodos de processamento e como estes afectam o sabor.
De seguida, baseia-se no nível Básico assegurando que os baristas conseguem calibrar a quantidade de café usado, a textura da moagem, a quantidade de água e o tempo de extracção, para produzir a receita desejada de extracção de espresso. Começa-se a perceber como estes parâmetros podem levar a um espresso "equilibrado" e assegura-se que o barista pode identificar a acidez, doçura e amargor dentro de diferentes partes da extração de espressos.
Técnicas de leite também são desenvolvidas com os baristas que precisam de produzir um conjunto de bebidas com um padrão de latte art.
Além disso, para reflectir a necessidade de rapidez e qualidade, o barista vai aprender a trabalhar de forma eficiente, efectuar um pedido de bebidas, mantendo boas práticas e qualidade nas bebidas.
Os baristas irão aprender mais sobre os seus equipamentos, tal como os prós e contras de diferentes estilos de moinho, como planear o seu espaço de trabalho, e cuidados básicos e manutenção.
Assim como, este curso aborda outros aspectos como atendimento ao cliente, segurança, saúde e higiene, e os lucros obtidos pelas suas bebidas.


O curso fornece as informações-chave para seja capaz de se submeter à certificação no módulo Competências de Barista Intermédio, que consiste em 4 pequenos exames práticos e em um exame escrito (25 questões com uma pontuação mínima exigida de 70%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 10 pontos para o Coffee Diploma da SCAE.
O curso dura dois dias.
Nível Profissional
O curso Competências de Barista Profissional deve ser feito por baristas com uma experiência considerável, que tenham também concluído a qualificação Intermédio. É necessário tanto uma perspectiva científica como de gestão com o café e com as bebidas efectuadas à base de espresso.


O café contém muitos possíveis sabores, aromas e texturas, devido à gama complexa de ácidos, açúcares e compostos amargos que contém. Cada grão oferece diferentes possibilidades ao barista com base na sua variedade, origem, processamento e torra. No entanto, cabe ao barista soltar este potencial usando as ferramentas à sua disposição. Tais como, dose, textura da moagem, temperatura e quantidade de água e pressão.
Este curso examina a ciência de como espresso é extraído e como usar este conhecimento para obter o máximo de grãos de diferentes estilos. Ele olha para as formas modernas de avaliação da extracção através da medição do TDS, das percentagens de extração, e expressando isto através de fórmulas de extracção de espresso.
Consciência dos Baristas sobre os compostos constituintes, reconhecendo diferentes ácidos orgânicos, e compreendendo como a torra afecta os flavours potenciais e os sólidos solúveis, disponíveis para o nosso espresso final.
Uma abordagem científica semelhante é tomada com um dos outros nossos ingredientes principais, Leite. Compreensão sobre a sua fabricação e métodos de processamento, e, finalmente, o que pode levar a problemas com a sua vaporização.
Os Baristas irão aprender a maximizar a qualidade da sua bebida através do domínio das técnicas de leite, e devem ser capazes de treinar melhorias em outros. Um domínio do latte art para completar dois padrões diferentes será necessário para o exame final.
A água também é estudada. Como testar o seu fornecimento, entender que equipamento de filtração é necessário, e, em última análise, como a qualidade da água afecta as suas bebidas.
Os Baristas irão aprender sobre os novos avanços em equipamentos de café espresso e estar preparados para fazerem escolhas informadas na compra de máquinas e moinhos. Também aprenderão como realizar procedimentos básicos de manutenção, como substituição de mós do moinho, chuveiros e juntas.
Aspectos de gestão de funcionamento de um bom café também são considerados, tais como planear o layout do seu café, gerir o seu serviço ao cliente, lidar com reclamações de clientes, e também calcular a sua rentabilidade.


É recomendado que os estudantes estejam a trabalhar no mínimo à um ano, num trabalho com contacto com competências de barista antes de realizarem este módulo. Pré-requisitos para este módulo do CDS são:

  • Competências de Barista Intermédio é obrigatório
  • Competências de Barista Básico (apenas recomendado)
  • Extracção Básico, Intermédio e Profissional (apenas recomendado)
  • Torra Básico (apenas recomendado)
  • Competências Sensoriais Básico e Intermédio é fortemente recomendado


  • O curso fornece as informações-chave para que seja capaz de se submeter à certificação no módulo Competências de Barista Profissional, que consiste em 4 testes práticos e em um exame escrito (35 questões com uma pontuação mínima exigida de 80%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 25 pontos para o Coffee Diploma da SCAE.
    O curso dura três dias.