Subscrição de CoffeeLetters
Nível Básico
Este curso dar-lhe-á uma compreensão fundamental do processo de torra e dos factores-chave determinantes no controlo do aquecimento, o ciclo de torra, registos do processo e como controlar aspectos sensoriais básicos do café em torra clara ou escura. Este curso é ideal para pessoas novas na indústria do café ou para aqueles que procuram ganhar uma visão sobre o amplo assunto da torra de café.
O curso fornece as informações-chave para que seja capaz de se submeter à certificação em Torra Básico, que consiste em 3 pequenos exames práticos e num exame escrito (15 questões - pontuação mínima exigida de 60%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 5 pontos para o Coffee Diploma da SCAE.
O curso dura um dia e meio.
Nível Intermédio
Este curso dar-lhe-á uma compreensão mais elaborada do processo de torra e como diferentes tipos de transferência de calor estão em jogo. Também irá ver como diferentes perfis de torra levam a uma expressão sensorial diferente para o mesmo café, mesmo no mesmo grau de torra. Irá também ouvir sobre defeitos de torra e como evitá-los, e também será apresentado às mudanças físicas básicas que os grãos sofrem durante o processo de torra. Finalmente, há um pequeno apêndice sobre a gestão do espaço de trabalho e da produção de qualidade. É recomendável que tenha alguma experiência de trabalho neste campo antes de tentar este nível ou passar com sucesso Torra Básico.
O curso fornece as informações-chave para que seja capaz de se submeter à certificação no módulo Torra Intermédio, que consiste em 4 pequenos exames práticos e em um exame escrito (25 questões com uma pontuação mínima exigida de 70%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 10 pontos para o Coffee Diploma da SCAE.
O curso dura dois dias.
Nível Profissional
Este curso dar-lhe-á uma compreensão mais profunda do calor e da transferência de calor, e compreensão mais específica dos aspectos físicos, químicos e sensoriais do café verde e torrado. Também irá ensiná-lo sobre os aspectos mais subtis do perfil de torra e como as diferentes partes do ciclo de torra afectam aspectos físicos e químicos do café. Dar-lhe-á ainda o conhecimento e as aptidões necessárias como gestor para planear e executar o controlo de qualidade, criar uma gama de produtos para atender às preferências de segmentos de clientes diferentes, calcular os custos de produção, planear e executar uma produção de qualidade.


É recomendado que os estudantes estejam a trabalhar no mínimo à dois anos, e idealmente à volta de três a cinco anos, num trabalho com contacto com torra de café antes de realizarem este módulo. Pré-requisitos para este módulo do CDS são:

  • Torra Intermédio é obrigatório
  • Café Verde Básico, Intermédio e Profissional (apenas recomendado)
  • Competências Sensoriais Básico e Intermédio é fortemente recomendado
  • Competências Sensoriais Profissional (apenas recomendado)
  • Torra Básico (apenas recomendado)
  • Extracção Básico (apenas recomendado)
  • Competências de Barista Básico (apenas recomendado)


  • O curso fornece as informações-chave para que seja capaz de se submeter à certificação no módulo Torra Nível Profissional, que consiste em 5 pequenos exames práticos e em um exame escrito (35 questões com uma pontuação mínima exigida de 80%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 25 pontos para o Coffee Diploma da SCAE.
    O curso dura três dias.