Subscrição de CoffeeLetters
Nível Básico
Este curso aborda os fundamentos da avaliação sensorial. Irá aprender de uma maneira muito prática e interactiva a forma como percepcionamos o que provamos e como aplicá-lo na avaliação das características intrínsecas do café. Este curso também oferece uma introdução para identificar qualidades de cafés especiais e obter uma visão geral sobre como o implementar no seu negócio.
O curso fornece as informações-chave para que seja capaz de se submeter à certificação em Competências Sensoriais Básico, que consiste em 4 pequenos exames práticos e num exame escrito (15 questões - pontuação mínima exigida de 60%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 5 pontos para o Coffee Diploma da SCAE.
O curso dura um dia e meio.
Nível Intermédio
Este curso é indicado para as pessoas que procuram um conhecimento especializado a um nível elevado neste assunto. É recomendável que tenha alguma experiência de trabalho neste campo antes de tentar este nível ou ter passado com sucesso Competências Sensoriais Básico. O módulo divide-se em três áreas:


I. COMO PROVAMOS, PERCEPCIONAMOS E INTERPRETAMOS
Isto cobre cerca de um terço do Módulo Competências Sensoriais Intermédio. O curso explora a nossa percepção do sabor, cheiro, flavour, e como estar ciente das mudanças nos nossos sistemas sensoriais. Exercícios práticos incluem exercícios de classificação e avaliação de amostras cegas.
O curso também irá mostrar-lhe como aplicar esta teoria ao seu trabalho através da definição do protocolo de triangulação, como projectar experiências eficazes, e como usar estatísticas para interpretar os seus resultados.
II. EXECUTANDO UMA SESSÃO DE PROVA & PROVANDO A DIVERSIDADE DO CAFÉ
Esta área abrange cerca de um terço do Módulo Competências Sensoriais Intermédio. Mostrará como aplicar a teoria sensorial para a sua compreensão dos cafés especiais. Irá analisar atributos individuais encontrados em formulários de prova comumente utilizados e qual é o melhor protocolo de avaliação eficaz. Irá abordar como a percepção destes atributos muda e quais são os erros sensoriais que deve estar ciente nas suas provas diárias.
III. COMO ADAPTAR A ANÁLISE SENSORIAL AO SEU NEGÓCIO & APLICAÇÃO DA ANÁLISE SENSORIAL
Esta área abrange cerca de um terço do Módulo Competências Sensoriais Intermédio e irá mostrar-lhe como aplicar a teoria da análise sensorial no seu local de trabalho. Dá uma visão geral dos principais equipamentos em garantia de qualidade sensorial de café, e como integrar estas ferramentas na configuração do seu laboratório. O curso também analisa a forma como construir e monitorar um painel sensorial para o seu negócio, como calendarizar um programa de controle de qualidade, e como identificar quais os tipos de teste são adequadas para diferentes fins.


O curso fornece as informações-chave para que seja capaz de se submeter à certificação no módulo Competências Sensoriais Intermédio, que consiste em 4 pequenos exames práticos e em um exame escrito (25 questões com uma pontuação mínima exigida de 70%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 10 pontos para o Coffee Diploma da SCAE.
O curso dura dois dias.
Nível Profissional
Este curso é para lhe ensinar a ser um líder em competências sensoriais num negócio de café e conduz as suas aptidões de prova a um nível profissional.
Seja um líder em competências sensoriais:

  • Conheça a fundo a ciência
  • Domine o protocolo de preparação
  • Compreenda a metodologia
  • Seja capaz de criar o painel
  • Seja capaz de criar instalações sensoriais
  • Saiba onde aplicar a análise sensorial: vida de prateleira, DNP


  • Competências de prova pessoais em:

  • Impurezas
  • Prova SCAA
  • Criação de perfis
  • Identificação da qualidade


  • É recomendado que os estudantes estejam a trabalhar no mínimo à dois anos, num trabalho com contacto com competências sensoriais antes de realizarem este módulo. Pré-requisitos para este módulo do CDS são:

  • Competências Sensoriais Intermédio é obrigatório
  • Competências Sensoriais Básico (apenas recomendado)


  • O curso fornece as informações-chave para seja capaz de se submeter à certificação no módulo Competências Sensoriais Nível Profissional, que consiste em 4 pequenos exames práticos e em um exame escrito (35 questões com uma pontuação mínima exigida de 80%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 25 pontos para o Coffee Diploma da SCAE.
    O curso dura três dias.